Sobre a Cidade - Prefeitura Municipal de Vieiras

Sobre a cidade

 

Localizado na zona da mata mineira, o município de Vieiras/MG surgiu a partir de seu desmembramento do Município de Miradouro/MG, tendo a emancipação ocorrida em 1953. O nome do Município é uma homenagem ao desbravador, tenente Lucas Vieira.

Vieiras, de população atual de 3.731 habitantes, de área total de 112.691 Km2, está localizada em área predominantemente cafeeira. A economia se baseia em cultivo e beneficiamento de café. Recentemente, a piscicultura ganhou espaço na cidade, e o Município, atualmente, através de convênios com entidades bancárias, financia o custeio e o investimento em várias áreas de consumo de café, leite e peixes ornamentais impulsionando assim, a produção e o crescimento da urbe através desses importantes investimentos.

 

Vieiras possui também o distrito Santo Antônio do Glória, portador de grande atividade leiteira. Outra atividade de muita expressão no distrito é a piscicultura ornamental. O Município é conhecido pela prática da medicina alternativa, fortemente difundida na zona rural, que busca tratar as mais diversas enfermidades através do meio ambiente, com uso de plantas e ervas naturais.

 

O Município também, com a introdução da Lei Municipal nº. 829/2009, sancionada e publicada em 02 de setembro de 2009, instituiu o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Vieiras/MG, com o objetivo de criar condições para o desenvolvimento econômico e fomentar a oferta de empregos, mediante concessão de incentivos e/ou benefícios em terrenos, obras, imóveis, móveis e equipamentos, mediante a apresentação de projetos e procedimentos previamente aprovados pela Comissão Municipal de Análise.

 

Com isso, o Município gerou empregos diretos e indiretos com a vinda de algumas indústrias no ramo de madeiras, fabricação de roupas, reciclagem de resíduos, além de outros, melhorando a renda da população e o crescimento e desenvolvimento da cidade.

 

Tanto é verdade que o crescimento comercial e residencial na cidade disparou, com estudos de loteamento e considerável valoração do mercado imobiliário. E, em 2010, o Município obteve 0,668 do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, sendo um dos maiores da região, comparados até por grandes municípios.

Retângulo de cantos arredondados:

VIEIRAS

  Vieiras, MG

Aqui Acontece o Progresso

 
Início
Secretarias
Notícias
Prefeitura
Fotos
Obras
Ouvidoria

Prefeitura Municipal de Vieiras - MG